Pular para o conteúdo principal

Um novo desafio

Após aproximadamente 6 anos e meio trabalhando em uma empresa onde comecei como auxiliar de informática e aprendi 50% do que sei relacionado a informática (e muita coisa sobre outras áreas profissionais), pedi demissão e estou indo trabalhar em outra empresa onde pretendo passar mais alguns anos.

Ao contrário do que muitos podem pensar o motivo dessa mudança é mais profissional do que financeira, já que a diferença de salário não é tão grande para justificar a saída de uma empresa para a outra. Mas profissionalmente estou tendo uma grande mudança.

Em primeiro lugar, não é fácil sair de um lugar onde se tem uma certa estabilidade (não, eu não era funcionário público), conhece bem o sistema da empresa, conhece bem a empresa, etc, e ir para um lugar totalmente novo (ou seja, sair do comodismo), principalmente quando é a primeira vez que você faz isso. Só isso já é uma grande experiência, e um dos motivos de minha mudança foi para viver essa experiência.

Um outro motivo para a mudança é a possibilidade de aprendizado. Por mais que eu ainda pudesse aprender coisas novas onde eu estava, essa possibilidade é ampliada em uma nova empresa. Tudo é novo, as pessoas são novas, as políticas da empresa são novas, a mentalidade das pessoas na empresa é nova. Enfim, com tantas novidades o natural é assimilar tudo isso e unir com os conhecimentos anteriormente adquiridos e formar novas ideias. Isso é ou não é bom?

O desafio de ir para uma empresa que esta começando suas atividades sempre me atraiu, e esse é o caso agora. É muito bom ver a empresa se erguendo (as vezes literalmente), é uma fase onde se tem muito trabalho e se pode aprender muito com a experiência.

Enfim, mudar de emprego, mudar de ambiente, pode ser muito bom, principalmente se é uma decisão que nós mesmo tomamos. Acredito também que permanência em um mesmo posto de trabalho por muito tempo (entenda-se mais de 10 ou 15 anos) pode ter consequências ruins como, por exemplo, um grande comodismo com sua situação na empresa e com a situação da própria empresa, ou seja, não procuram inovar nada achando que tudo esta bom do jeito que esta. Imagine agora uma empresa onde várias pessoas tem essa mentalidade... Acho que não preciso dizer mais nada.

Então é isso, estou partindo para uma nova empresa, um novo desafio. Esperto ser tão bem sucedido no novo trabalho quanto fui no anterior. E até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jquery-rails - Problema ao cancelar uma confirmação

No projeto que estou desenvolvendo agora me deparei com o seguinte problema: ao clicar em um link para excluir um registro, clicando em cancelar no diálogo de confirmação a exclusão era executada. Solução: Substituir o arquivo rails.js pelo arquivo mais recente https://github.com/rails/jquery-ujs/blob/master/src/rails.js .

GWT

Neste post informei que estava começando um projeto particular e que utilizaria as seguintes tecnologias: JSP , Servlet , Struts , Hibernate . Bom, após uma tentativa frustrada de utilizar o YUI (Yahoo User Interface) diretamente com o Struts , decidi tentar aprender somente o que precisava saber sobre Struts primeiro, antes de utilizar alguma coisa diferente no projeto , como interface com AJAX que é o caso do YUI . Novamente fiquei frustrado. Bom, aprendi os conceitos do Struts , fiz alguns testes que funcionaram perfeitamente, inclusive com acesso ao banco de dados utilizando Hibernate . Mas o que me frustrou foi em relação justamente à interface. O motivo dessa frustração foi por que não existe uma padronização que todos todos concordem para integrar o Struts com o JSP . Pesquisando, alguns diziam que o melhor era utilizar as JSTL padronizadas, já para alguns casos a maioria dos desenvolvedores recomendavam a utilização das taglibs do próprio Struts ... Não encontrando...

Efeitos interessantes no buscador do Google

Não sei quando foi alterado, mas hoje quando acessei pela primeira vez o buscador do Google me deparei com a seguinte tela: Nunca havia visto essa página mais limpa... Porém as demais informações aparecem após algum evento, como a movimentação do mouse, a utilização do Tab ou Enter. Bem interessante, e vem da política da Google de manter suas páginas o mais simples possível e, claro, destacar ainda mais sua marca.