Pular para o conteúdo principal

Rede Social Acadêmica

Hoje acabei tendo uma ideia um tanto quanto interessante. Depois de uma conversa com minha namorada sobre a faculdade EAD que ela cursa, juntando a experiência (não muito boa) que estou tendo na faculdade presencial e o post que escrevi sobre inovação na educação pensei: "Por que não fazer uma rede social voltada para fins acadêmicos?". Hoje em dia existem redes sociais para quase todas as finalidades, desde redes para pessoas que se gostam muito até para pessoas que se odeiam. A maioria dessas redes são utilizadas para fins inúteis, somente perda de tempo.

A princípio havia pensado apenas em um sistema para ensino que possibilitasse a iteração remota entre alunos e professores, isso totalmente em tempo real. Seria algo para vencer as barreiras das distâncias geográficas, sem ser aquela chatice que se vê em alguns cursos EAD, onde o professor fica em um telão explicando a matéria e a única iteração se da na forma de um chat, nada prático quando se esta em curso. Acho que se pode ir além. O ideal seria essa iteração ser por voz. Uma vídeo conferência com voz seria o ideal, onde os alunos pudessem conversar em tempo real com o professor e também com demais alunos. Tecnologia para isso existe... Você pode pensar "isso seria ótimo mesmo para cursos EAD", mas eu digo que cursos presenciais podem se beneficiar muito disso.

Imagine o seguinte cenário, pegando como exemplo o curso de ciência da computação: existem matérias que todo aluno deve cursar, porém algumas matérias são mais específicas, matérias que direcionam os alunos para certas áreas da informática (desenvolvimento, infra-estrutura, banco de dados, gestão...). Na minha opinião deveríamos poder escolher quais matérias cursar, porém para uma universidade dar essa escolha para o aluno ficaria inviável. E é aqui que entra o sistema citado acima. A universidade matéria cada matéria centrada em uma unidade (caso a universidade em questão tenha várias unidades), transferindo as aulas via vídeo conferencia. Sim, teria um gasto com isso, porém menor do que manter professores extras.

Essa foi a primeira parte da ideia que tive. Talvez ela não seja tão boa quanto pensei que fosse, e talvez eu não tenha conseguido descrever ela tão bem quanto a forma com a qual eu desenvolvi ela em minha cabeça. Porém a ideia evoluiu, e junto com ela evoluiu a complexidade. E aqui entra a parte de rede social acadêmica. E aqui novamente eu talvez não consiga detalhar tão bem como a forma que imaginei.

Do início desse século até agora vimos a tecnologia evoluir e se transformar muito, e muito rapidamente, e notamos isso principalmente quando olhamos para a Internet. Redes sociais foram criadas e se multiplicaram como coelhos, apareceu a Web 2.0 e as novas formas de compartilhamento da informação, a cada dia aumenta o número de pessoas que acessam a Internet... Enfim, aparentemente tudo gira em torno da Internet hoje em dia, porém a educação, algo tão importante, esta ficando de fora dessa evolução. Apesar da Internet ser um ótimo meio de pesquisa, quase todo conhecimento humano estar disponibilizado espalhado por sites, a evolução da tecnologia e da Internet ainda não atingiu a educação de forma satisfatória. Sei que existem empresas empenhadas em informatizar a educação, criar meios transmissão de conhecimento, aperfeiçoar aulas a distâncias, mas ainda não vi nada que use toda essa tecnologia apresentada hoje na Internet.

A minha imagem de uma rede social acadêmica englobaria (basicamente):
  • Aulas em vídeo conferência;

  • Iteração direta entre aluno, professor e demais alunos;
  • Aulas armazenadas para consulta posterior em uma área de vídeos;
  • Podcasts sobre aulas, matérias, assuntos disponibilizados tanto pelos professores quanto por alunos;
  • Listas de discussão e fóruns;
E o que temos disponível, em se tratando de tecnologia, par se construir tal rede social? Bom, vejamos:
  • Redes sociais por si só são iguais a mato, todo lugar tem;
  • Para aulas em vídeo conferência poderia ser utilizado algo como o Yahoo! Live;
  • Armazenamento de vídeos: You Tube;
  • Podcast: se vídeo não é problema, som também não é problema;
  • Lista de discussão e fórum: Google Groups, Yahoo Grupos;
Bom, esse é só um pequeno exemplo para mostrar que tecnologia par tal rede existe. Talvez algumas coisas precisem ser melhoradas em muito, como vídeo conferencia, mas acredito que o maior desafio esteja mesmo em integrar todas essas tecnologias.

Como disse, não consegui descrever tudo o que imaginei sobre o assunto. Na verdade o que escrevi é somente uma pequena fração, e a cada linha que escrevo a ideia cresce mais. Mas por hora eu fico por aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jquery-rails - Problema ao cancelar uma confirmação

No projeto que estou desenvolvendo agora me deparei com o seguinte problema: ao clicar em um link para excluir um registro, clicando em cancelar no diálogo de confirmação a exclusão era executada. Solução: Substituir o arquivo rails.js pelo arquivo mais recente https://github.com/rails/jquery-ujs/blob/master/src/rails.js .

GWT

Neste post informei que estava começando um projeto particular e que utilizaria as seguintes tecnologias: JSP , Servlet , Struts , Hibernate . Bom, após uma tentativa frustrada de utilizar o YUI (Yahoo User Interface) diretamente com o Struts , decidi tentar aprender somente o que precisava saber sobre Struts primeiro, antes de utilizar alguma coisa diferente no projeto , como interface com AJAX que é o caso do YUI . Novamente fiquei frustrado. Bom, aprendi os conceitos do Struts , fiz alguns testes que funcionaram perfeitamente, inclusive com acesso ao banco de dados utilizando Hibernate . Mas o que me frustrou foi em relação justamente à interface. O motivo dessa frustração foi por que não existe uma padronização que todos todos concordem para integrar o Struts com o JSP . Pesquisando, alguns diziam que o melhor era utilizar as JSTL padronizadas, já para alguns casos a maioria dos desenvolvedores recomendavam a utilização das taglibs do próprio Struts ... Não encontrando...

Efeitos interessantes no buscador do Google

Não sei quando foi alterado, mas hoje quando acessei pela primeira vez o buscador do Google me deparei com a seguinte tela: Nunca havia visto essa página mais limpa... Porém as demais informações aparecem após algum evento, como a movimentação do mouse, a utilização do Tab ou Enter. Bem interessante, e vem da política da Google de manter suas páginas o mais simples possível e, claro, destacar ainda mais sua marca.