Pular para o conteúdo principal

Mudança de arquitetura

Algumas notícias sobre o sistema Controle Financeiro Pessoal. Primeiro, agora temos um domínio próprio, www.perludum.com.br, o sistema podendo ser acessado no link www.perludum.com.br/cfp, o link anterior ainda esta ativo. A outra notícia é mais técnica, relacionado a arquitetura utilizada.

Sim, estou mudando totalmente a arquitetura do sistema, e com isso também toda a parte visual. Os motivos que me levaram a troca de arquitetura são:
  • - o modo de desenvolver páginas web com o GWT acaba gerando bastante trabalho para mudanças, tendo que compilar mesmo para alterações minúsculas na interface, já que tudo é código Java;
  • - não é muito fácil encontrar informações para resolver algumas dúvidas sobre desenvolvimento com GWT;
  • - estava procurando uma arquitetura onde pudesse ter uma produtividade melhor e fosse mais simples.
Com base nisso e em algumas pesquisas, a arquitetura escolhida foi o framework MVC Mentawai e a biblioteca JavaScript/Ajax JQuery. Com base com o que desenvolvi até agora com essa nova arquitetura, acredito que acertei na escolha.

O Mentawai se propõe ser um framework bem simples e fácil de se utilizar, sem a necessidade de muita configuração para faze-lo rodar, e nesse ponto ele cumpre muito bem o que promete. Porém, apesar de ter uma configuração simples, ele me parece ser um framework robusto e maduro. Não tenho parâmetros para compará-lo com outro framework, mas pelo que já vi dele estou adorando ;-)

O JQuery é a biblioteca JS que, segundo o que dizem, é a mais prática de se utilizar, por usar uma sintaxe mais limpa, além de ser bem leve. Porém por ser bem leve também é uma biblioteca básica, o que pode ser rapidamente resolvido utilizando plugins para as mais variadas finalidades.

O único problema dessa mudança de arquitetura é que os conceitos entre programar utilizando GWT e utilizando essa nova arquitetura (mais de acordo com o padrão de programação para web, acredito eu) é que, para quem só começou a se aventurar agora em desenvolvimento web, são completamente diferentes. Com GWT o desenvolvimento é bem mais parecido com a programação para desktop, talvez isso explique ele ter sido minha primeira opção quando resolvi desenvolver para web. Mas foi muito bom ter iniciado com o GTW, assim pude assimilar alguns conceitos de programação para web mais facilmente.

Por hora estou desenvolvendo essa nova versão do sistema. Acredito que até o final da semana que vem devo ter algo para mostrar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jquery-rails - Problema ao cancelar uma confirmação

No projeto que estou desenvolvendo agora me deparei com o seguinte problema: ao clicar em um link para excluir um registro, clicando em cancelar no diálogo de confirmação a exclusão era executada. Solução: Substituir o arquivo rails.js pelo arquivo mais recente https://github.com/rails/jquery-ujs/blob/master/src/rails.js .

GWT

Neste post informei que estava começando um projeto particular e que utilizaria as seguintes tecnologias: JSP , Servlet , Struts , Hibernate . Bom, após uma tentativa frustrada de utilizar o YUI (Yahoo User Interface) diretamente com o Struts , decidi tentar aprender somente o que precisava saber sobre Struts primeiro, antes de utilizar alguma coisa diferente no projeto , como interface com AJAX que é o caso do YUI . Novamente fiquei frustrado. Bom, aprendi os conceitos do Struts , fiz alguns testes que funcionaram perfeitamente, inclusive com acesso ao banco de dados utilizando Hibernate . Mas o que me frustrou foi em relação justamente à interface. O motivo dessa frustração foi por que não existe uma padronização que todos todos concordem para integrar o Struts com o JSP . Pesquisando, alguns diziam que o melhor era utilizar as JSTL padronizadas, já para alguns casos a maioria dos desenvolvedores recomendavam a utilização das taglibs do próprio Struts ... Não encontrando...

Efeitos interessantes no buscador do Google

Não sei quando foi alterado, mas hoje quando acessei pela primeira vez o buscador do Google me deparei com a seguinte tela: Nunca havia visto essa página mais limpa... Porém as demais informações aparecem após algum evento, como a movimentação do mouse, a utilização do Tab ou Enter. Bem interessante, e vem da política da Google de manter suas páginas o mais simples possível e, claro, destacar ainda mais sua marca.